domingo, 12 de abril de 2009

INVISTA EM AUTO - ESTIMA







Falar de auto-estima é falar de amor próprio, da capacidade de enxergar em si mesmo uma série de qualidades e potencialidades. É a auto-estima que determina a forma como percebemos os problemas, como pensamos, sentimos e reagimos diante das situações.
Pesquisas mostram que problemas de auto-estima são cada vez mais comuns e atingem principalmente as mulheres. A razão para isso estaria na dupla jornada. Ser mulher hoje significa ser bem sucedida em uma infinidade de tarefas – na maternidade, na vida conjugal e na profissional. Quando a pressão é grande demais acaba gerando sentimentos de fracasso e impotência.
Auto-estima se constrói na Infância
Muito se sabe hoje sobre o poder da auto-estima na realização pessoal e na superação de problemas. Mas o conceito de auto-estima não é assim tão simples, pois está ligado a uma serie de crenças construídas já nos primeiros anos de vida.
A forma como os pais demonstram afeto, estimulam a criança a superar obstáculos e reforçam as pequenas vitórias do dia-a-dia é que vai definir o grau de autoconfiança que ela terá quando adulta.
Todos estes sentimentos positivos e negativos que a criança constrói internamente são levados ao longo da vida e exercem papel fundamental nas futuras conquistas e frustrações.
Felicidade, auto-estima e realização pessoal
Quando a auto-imagem é formada principalmente por sentimentos depreciativos, a pessoa pode acabar se tornando insegura, sentindo-se incapaz e inferiorizada. Essa condição pode se refletir em todas as áreas da vida, tanto no campo pessoal como no profissional.
Muitas relações insatisfatórias na esfera amorosa, por exemplo, tem sua origem em problemas de auto-estima. A pessoa passa a aceitar situações inadequadas já que o desprazer torna-se a condição normal de sua vida enquanto a felicidade é um valor cada vez mais distante.
Para ser feliz é preciso sentir que a felicidade é uma conquista merecida e isso só é possível se a pessoa encontrar os motivos deste mérito dentro de si mesma, no seu próprio valor.
É claro que até mesmo pessoas extremamente auto-confiantes podem passar por períodos onde a auto-estima mostra-se abalada. Mas esta condição é geralmente momentânea, ligada a perdas e derrotas ocorridas na realidade. A diferença é que rapidamente estas pessoas transformam as dificuldades em estímulos para o próprio crescimento.
É possível mudar as próprias crenças
Mas mesmo este não sendo um mérito de todos é possível desenvolver a auto-estima ao longo da vida. Para isso é preciso investir principalmente no autoconhecimento.
Conhecer as próprias habilidades, qualidades e defeitos desenvolve a noção do que esperar de si e dos outros. Neste contexto os sentimentos de frustração, desapontamento e insegurança perdem espaço para a motivação e para a vontade de enfrentar desafios.
Quem conhece as próprias habilidades sabe do que é capaz e sente-se seguro para enfrentar adversidades e críticas. Todas as pessoas carregam dentro de si uma série de capacidades que muitas vezes nem chegam a ser conhecidas.
Quanto mais a pessoa mergulha dentro de si descobre uma infinidade de potencialidades prontas para serem despertadas.
Para melhorar a auto-estima é importante também refletir sobre os fatores responsáveis pela insatisfação e descontentamento – o corpo, o trabalho, o casamento, a forma como se lida com as frustrações. A reflexão honesta sobre a própria vida é uma forma de respeito consigo mesmo, o primeiro passo para uma vida mais feliz.






DICAS:




Para elevar a auto-estima:
Antes de ficar chateada com alguma crítica, pense que estas podem ser desafios a serem enfrentados.
Seja sempre coerente com seus valores. Isso trará mais segurança e confiança.
Invista diariamente nas atividades que geram prazer.
Fuja de parceiros e amizades que só apontam erros e defeitos.
Tente fazer do trabalho uma atividade prazerosa. Fazer o que gosta promove cada vez mais autoconfiança.
Concentre-se no aspecto positivo de cada situação vivida.
Trate os próprios defeitos com bom humor, assim eles perderão a importância.
Reserve um tempo diário para si mesma, cuidando do corpo e da mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário